área reservada
pesquisa livre 

página inicial | Empresa | Laboratório

Investigação científica ao serviço da Homeopatia

Os esforços da DR. RECKEWEG em produzir especialidades terapêuticas da mais elevada qualidade, em possuir quadros altamente qualificados e motivados, a dedicação e identificação de todos os funcionários com os seus produtos – todos estes fatores contribuem para um reconhecimento e sucesso das preparações da DR. RECKEWEG a nível mundial, sendo consideradas como medicina fidedigna em mais de 45 países em todos os continentes.
O sucesso das fórmulas é primeiramente atribuído aos Doutores Heinrich e Alfred Reckeweg, pela investigação científica e experimentações clínicas.
A empresa DR. RECKEWEG, mantendo a sua tradição familiar, é membro da Associação Federal da Indústria Farmacêutica, com especialistas na companhia que participam nos comités desta Associação.
A investigação científica da DR. RECKEWEG BENSHEIM é direcionada para a melhoria dos produtos existentes e desenvolvimento de novos produtos. No entanto, há mais de quinze anos que a DR. RECKEWEG é uma das muito poucas empresas no mundo, que se mantém ativa na área da investigação fundamental em Homeopatia.
Nesta área de investigação, primeiro objetivo é tentar responder a uma questão que continua há já dois séculos por resolver: como é possível que substâncias sejam eficazes e tenham diferentes usos após terem sido diluídas a um grau extremo por meio da dinamização?
Nós somos desafiados a desenvolver novos padrões de pensamento, uma nova compreensão de causa e efeito, principalmente pela investigação em sistemas físicos que são capazes de reter fragmentos específicos de informação estrutural, sem necessitarem da existência de um veículo portador material.
Para explicar os mecanismos de ação dos remédios homeopáticos, são atualmente discutidos tais sistemas, a nível global.
Os resultados de tal pesquisa exaustiva foram publicados em relatórios DSR (Departamento de Pesquisa científica), editados até certo ponto para os fazer mais compreensíveis; estas publicações especializadas estão ao dispor do técnico de saúde e apareceram periodicamente durante algum tempo. Simpósios internacionais são organizados a intervalos regulares que provêm uma plataforma de informação sobre o desenvolvimento de pesquisa recente e servem como um foro de troca para investigadores e técnicos.


Potenciação manual

Na DR. RECKEWEG BENSHEIM a potenciação, passo de produção decisivo em homeopatia, é feita deliberadamente à mão, i.e., sem usar qualquer equipamento tecnológico. A agitação manual, de acordo com o sistema de Hahnemann de recipientes separados, tem uma grande tradição que provou a sua eficácia ao longo dos tempos, pelo que tem sido preservada. Porém, para o enchimento e empacotamento, é utilizado equipamento do mais moderno, completamente automatizado.
Como resultado da formação contínua, a Direção de Produção tem à disposição uma equipa de colaboradores que estão na vanguarda da investigação científica e técnica.


Fabrico com o máximo rigor

Os produtos farmacêuticos homeopáticos DR. RECKEWEG, devem o seu elevado nível de qualidade a um processo de fabrico inovador que tem em consideração guidelines de produção alemãs (PharmBetrO) e internacionais (GMP, PIC). Os critérios definidos na Farmacopeia Homeopática (HAB), na Farmacopeia Alemã (DAB), na Farmacopeia Europeia (Ph. Eur.) e na Farmacopeia Homeopática dos Estados Unidos (HPUS) são também rigorosamente seguidos.


Controlo de Qualidade

O sistema de controlo da qualidade da DR. RECKEWEG inicia-se na rigorosa inspeção das matérias-primas, continua ao longo de todo o processo de fabrico e termina no produto final.
Este sistema consiste na inspeção dos protocolos de fabrico, que regulam todas as etapas intermédias, incluindo a análise sistemática às matérias-primas, bem como a monitorização do enchimento e embalamento dos produtos.
A documentação relativa aos protocolos de fabrico é também verificada pelo Controlo de Qualidade. Esta documentação é arquivada, segundo o seu lote, durante pelo menos 5 anos. Adicionalmente, a DR. RECKEWEG conduz estudos de estabilidade, de modo a garantir a qualidade dos produtos, mesmo depois de um armazenamento prolongado.

Dr. ReckewegCo Bensheim 2012 © Todos os direitos reservados